Página 3
Mateus possui 15 anos. Ele é um estudante intercambista. É o segundo dia dele no Estados Unidos. Ele veio do Brasil. Ele está ficando com a família Boorers.
São seis e quinze da manhã. Sra Boorer está preparando a mesa e todos estão se levantando. Mateus está lavando seu rosto, escovando os dentes, penteando o cabelo.
Ele está lá embaixo agora . Ele disse: bom dia para Sra.Boorer, Valerie, Sr.Boorer, Steve, e as crianças: seu “irmão” Bill, que tem sua idade e para a “irmã” Ann, que tem 16 anos.
Página 4
Eles estão tendo o café da manhã agora: leite e flocos de milho, bacon e ovos, torradas e geléia de framboesa e bolinhos.
“Hum, eu realmente gosto disto... O que é isto?” Mateus perguntou à Sra.Boorer.
“Bolinhos. Eles são muitos populares no Estados Unidos” ela respondeu.
Bill e Ann estão rindo.
“Vocês não têm bolinhos no seu país?” eles perguntaram para ele.
“Bom, eu acho que não. Como se soletra? Ele queria saber.
B-O-L-I-N-H-O-S! Sr Boorer soletrou bem devagar.
Sra Boorer estava orgulhosa. Ela acha que é realmente bom quando alguém aprecia suas receitas.
Página 5
Eles estão na escola Dixon agora.
Mateus está muito ansioso. Ele encontrou muitas pessoas do México, Equador, Argentina, França, Portugal e Itália. Eles são estudantes estrangeiros como ele.
A escola é muito diferente da escola dele do Brasil. É muito grande, com piscina e, o melhor de todos, há divisórias entre as classes.
Ele não tem que comprar nenhum livro. A escola empresta o livro para os estudantes. No final do ano, os estudantes devolvem os livros. Eles não podem escrever nos livros, lógico.
Isto é muito raro. Por que as outras escolas não fazem o mesmo? Ele se pergunta.
Há músicas boas tocando à sua volta. Ele gosta disto. É legal. Você consegue relaxar, ele diz.
Página 6
Sra White é a professora de inglês de Matheus. Ela é doce e paciente.
Sra White apresentou o novo estudante.
“Este é o nosso amigo Sr Lopes, de São Paulo, Brasil,” ela começou. “Bem, como você se sente aqui, Mateus?”
Mateus explica que é a sua primeira semana em Conyers Georgia. É o seu primeiro dia na escola também. Ele disse que queria conhecer o modo de vida americano e que espera poder falar coisas interessantes sobre seu país. Ele espera fazer muitos amigos na escola.
Depois da aula de inglês, Mateus se apresentou a outro professor, Sr Black, que ensina literatura americana. Mateus acha que os seus sobrenomes são muitos estranhos.
Eles possuem nomes de cores.
Os estudantes leram alguns poemas.
Mateus está um pouco nervoso. Ele não conhece o poeta Walt Whitman. O poema é longo e ele tem medo de fazer muitos erros em sua forma de falar. “Vamos lá!” Sr Black encorajou o estudante. Você precisa sentir a poesia, meu filho. Poesia é como música, ela enche o seu coração de amor, ternura e às vezes de tristeza.
Mateus começou a ler.
“Não é fácil ser um estudante estrangeiro!” ele pensou a si mesmo.
Página 8
Um colega de escola chamado Joe falou para ele que a terceira aula era do Sr. Mendez. Ele é o professor de geografia. Sr.Mendez começou a aula falando aos estudantes que a Colômbia é o maior produtor de café na América do Sul.
“Você concorda Sr. Lopes? ” ele perguntou ao garoto.
Não senhor. Até onde eu conheço, o Brasil é o primeiro. Brasil produz 20 por cento do café mundial e a Colômbia produz 15 por cento.
“Muito bom. Você está certo. Podemos trocar informações sobre nossos países, você não concorda?”
Mateus acha que sim. Ele gosta de quando as pessoas fazem perguntas sobre seu país. Há uma pausa de 30 minutos até que a próxima aula comece.
Alguns estudantes caminharam até a biblioteca, outros ficaram no corredor, ou foram ao toalete, beber água ou simplesmente continuaram falando com seus amigos.
Página 9
Bill e Ann levaram o Mateus para a sala da escola de música da escola. Eles sentaram nos degraus e relaxaram por um tempo. Mateus pensa que isto é uma coisa legal.
Quarta aula. Os estudantes têm que sair da sala e ir ao ginásio. Mateus estava surpreso! Sala de dança? Como assim, para quê?
A professora disse que eles precisam dançar quadrilha. Sra Carter se apresentou aos estudantes. Os estudantes fizeram o mesmo.
“Olá! Meu nome é Susan Clifford. Qual é seu nome?” uma menina loira de olhos azuis começou a conversa.
Página 10
“Olá! Meu nome é Mateus Lopes e eu vim do Brasil. É minha primeira dança. Por favor, me ajude!” ele pediu.
É claro, Susan falou. A menina é muito paciente. Ela não sabe dançar também. Eles riem muito quando os dois tropeçam em conjunto.
“Que tipo de dança é essa?” Mateus perguntou a ela.
“Boot Scooten Boogie,” Susan falou a ele
Susan é muito bonita. Ela ajuda Mateus todo tempo. “Espero que ela pode me dar uma ajudinha na próxima aula. Ele pensou.
Quinta classe. Bill levou Mateus ao laboratório. Há uma enfermaria ao lado direto do laboratório. É a primeira vez que ele vê uma enfermaria na escola.
Página 11
Sra. Jones deu os livros de biologia aos estudantes. Ela mostrou aos estudantes o esqueleto Sr. Jack.
Todo mundo riu. Sra. Jones é engraçado. Mateus gosta dela.
Sr. Jack é um esqueleto estranho. Ele tem um boné do Chicago Bull’s no seu crânio. É de 1215.
Mateus está numa cafeteria agora.
Os estudantes pegaram a bandeja e foram escolher sua refeição. Mateus sentou entre Bill e Ann. Bill pegou leite com chocolte, salada, espaguete e para sobremesa geléia de morango.
Ann prefere suco de laranja, salada, arroz, frango frito e para sobremesa, maçã.
Mateus pediu arroz, feijão, e um bife, sua comida favorita no Brasil.
Bill e Ann falaram a ele que não é normalmente ter bife na cafeteria, somente em restaurantes. Eles disseram que arroz e feijão não é algo tão popular nos Estados Unidos.
“E também é caro!” eles disseram.
Então Mateus decidiu pedir um chá gelado, salada, arroz, frango frito e...
“Uma maçã por dia mantém o médico longe,” Ann falou para ele um provérbio americano.
“Ok e uma maçã também.”
Mateus gosta de refeições... Mas ele anseia por comida brasileira.
Página 12
Educação Física é a última aula. Eles têm duas aulas hoje. Só há meninos nessas aulas. Eles têm que aprender algumas regras do basquete. O nome do treinador é Grande Bull. Ele é realmente alto. Eles devem mudar de roupa, tirar suas calças jeans, camisetas e vestir o uniforme: calção azul marinho, camisetas amarelas e tênis.
Agora, eles estão preparados para jogar. Eles são os Bulls.
Assim que o sino toca, as aulas cabam. Alguns estudantes vão embora para a casa de carro, com seus parentes. Mateus, Bill e Ann tomam o ônibus escolar para ir para casa.
Página 13
Bill tem a chave da porta da frente. Sr e Sra Boorer chegão tarde em casa. Eles trabalham no centro de Atlanta e pegam um longo caminho de volta para casa.
As crianças estão com fome.Eu aposto que todos aqui estão com fome” Bill disse.
“Eu estou”
Ann abriu o freezer.
“Eu também” Mateus ainda é um pouco tímido.
Bill teve uma ideia. Ele pode tentar fazer uns bolinhos para seu novo amigo. Todos gostaram da ideia. Bill olhou o livro de receitas de sua mãe. Ele começou a ensinar Mateus como fazer bolinhos.
Página 15
*Bolinhos
Por na batedeira:
*1 e meia xícara de farinha
*Meia xícara de açúcar
*2 colheres de chá de fermento em pó
*Meia colher de chá de sal
Adicionar:
*1 quarto de uma xícara de chá rasa
*1 ovo
* meia colher de leite
Misture tudo com um garfo até que eles fiquem misturados. Encha 2/3 dos copos untados de bolinhos. Bill e Mateus foram para a sala de estar e ligaram a TV. Enquanto assistem TV comem os bolinhos. São 5:30 e seus parentes ainda não chegaram em casa.
A cozinha está uma bagunça
Ann ligou para os meninos. Ela precisa de ajuda.
Mateus pergunta à seu amigo sobre a empregada. “Ela pode vir aqui amanhã e limpar aqui, não pode?
Página 15
Ann e Bill disseram a ele que eles não possuem empregada. Todos precisam ajudar com os trabalhos domésticos. Eles têm que cozinhar, lavar, secar, limpar os quartos, e fazer as camas para ajudar a mãe deles.
Mateus fala que no Brasil é completamente diferente. Então ele descobre que não é tão diferente. Na verdade a maioria das pessoas no Brasil não têm empregadas domésticas. Eles têm que fazer tudo por eles mesmos.
Eles vão conversando enquanto limpam a bagunça. Depois disso, eles começaram a fazer a lição de casa.
São quase sete. O telefone toca. Os Boorers chegarão tarde. Eles têm uma reunião e eles estão voltando por volta das nove. Ana decidiu arrumar alguns cachorros quentes para que seus pais tenham um pouco quando eles chegarem casa. Ela abre o freezer e tira as salsichas, mas ela descobre que não há pão.
“Nós podemos pedir uma pizza” ela disse.
“Talvez nós possamos fazer uma receita brasileira” Mateus sugeriu.
Ann e Bill concordaram. Eles querem provar a receita brasileira. Mateus sobe os degraus e pega uma revista e traz para baixo.
“Aqui está algumas receitas do Brasil. Eu posso tentar esta aqui: empadinha de queijo.” Mateud disse. “Nós podemos te ajudar” as crianças estavam ansiosas. “Está bem” Mateus está ansioso. É a primeira vez que ele cozinha. Ele espera que ele tenha sucesso.
Página 16
Empadinha de queijo
Massa:
* 1 cubo de margarina
*1 e meia xícara de farinha
*1 e meia colher de sopa de fermento em pó
*2 gemas de ovo, uma pitada de sal
*colher de sopa de óleo
*5 colheres cheias de sopa de leite
*sal a gosto
Recheio:
*3 ovos
*meia xícara de queijo ralado
*meia colher de leite
Misture todos os ingreditentes para a massa. Ponha algumas porções em formas pequenas untadas e estique a massa de baixo para cima. Misture o recheio e adcione uma colher de sopa cheia de recheio na massa. Asse a 250 graus celsius por 45 minutos até dourar.
Rendimento: 30 empadinhas médias.
Página 17
As empadinhas de queijo estão finalmente preparadas. Eles estão preparando a mesa para quando o Sr. e a Sra Boorer entrarem pela sala de jantar. Eles estão muito cansados mas estão feliz. Um bom cheiro vem da cozinha.
O que são essas pequenas coisas, Mateus? Elas cheiram bem! Eles estavam muito curiosos.
O menino está muito orgulhoso de si mesmo. As empadinhas parecem muito deliciosas.
Eles sentaram para jantar. As empadinhas de queijo estão aboslutamente fantásticas.
“Eu realmente gosto disto... Do que você chama isso “filho”? Sr Boorer perguntou ao Mateus.
Empadinhas de queijo “pai”. A massa recheada com queijo ralado. Mateu explicou. “Empadinhas são muito popular no Brasil. Eles podem ser preenchidos com palmito, camarão, frango ou queijo. Você não tem empadinhas nos Estados Unidos da América, não é?” , ele pergunta a sua família de acolhimento.
Bem, eu acho que não. Como se soletra isto? Sra Boorer perguntou
E-M-P-A-D-I-N-H-A-S,” Mateus soletrou bem devagar.
Ann e Bill não conseguem repetir. Eles não conseguem parar de comer.
“Oh, estou cheio” Sr.Boorer disse. Você poderia me ajudar com a louça? Sra Boorer perguntou por ajuda.
Sr Boorer leva os pratos da mesa enquanto as crianças ajudam sua mãe.
Página 18
Depois de lavar os pratos, eles sentaram perto da lareira e ligaram a TV. Ann e Bill começam a discutir. Ann quer assistir uma novela, mas Bill prefere Tales da crip+.
Eles são como meus irmão no Brasil! Mateus sorriu.
Os Boorers puzeram no CNN notícias. A previsão do tempo diz que fará de neve no dia seguinte. Mateus estava excitado. Ele queria ver neve. Ele imagina como isso se parece.
Ele disse boa noite aos Boorers. Deus te abençoes ele disseram ao “filho” brasileiro
Deus te abençoe também, “Mãe e pai!” Ele disse.
Mateus estava cansado. Seus “irmãos” ainda estão discutindo baixo.
Muitas coisas são diferentes... Mas não muito! Ele pensa quando ele se deita na cama, antes de começar a rezar
http://uniaobr8.blogspot.com.br/2011/06/traducao-livro-de-ingles.html